Um Novo Rumo. Novas Responsabilidades

 

Herdeira do GNIACA (a então estrutura corporativa do setor, o Grémio), que nasceu em 1969, em 2015 a IACA vai entrar nos seus 40 anos de existência. Uma instituição, madura  e prestigiada, que representa mais de 50 empresas de alimentos compostos e de fabricantes de pré-misturas que, no seu conjunto, dispõem de 63 unidades fabris. São 53 associados com um volume de negócios da ordem dos 1 200 milhões de € e que representam cerca de 80% do mercado nacional.  Uma das Associações mais representativas no panorama europeu.   

A isto são aquilo a que chamo números de referência e por vezes esquecidos ou não devidamente comunicados junto de todos, a começar pelo consumidor final dos nossos produtos, todos os cidadãos que se alimentam de carne ou peixe e dos seus derivados, para não falar de todos os restantes “stakeholders” que se relacionam com a nossa atividade.

Pessoalmente considero que são uma responsabilidade acrescida para mim, que tenho 41 anos de idade e cheguei ao sector há cerca de 5 anos e meio, assim como para toda a Direção e demais Órgãos Sociais da IACA, que tomaram posse no passado dia 6 de Janeiro, para se iniciar mais um mandato de três anos, uma Direção à qual a SORGAL S.A., empresa que represento e passei a liderar desde o final do ano transato, tem o prazer de regressar após um longo interregno.

A Direção, pese embora tenha uma Liderança apostada na continuidade, teve da sua parte e dos Membros que saíram, esta é a minha pessoal convicção, uma visão de futuro sustentável da Associação, apostando na entrada de novos membros, na expectativa de que estes aportem valor acrescido, algo que como representante de um “player” da Indústria considero que todos só temos a ganhar com tal e creiam que estamos apostados no mínimo em superar o que de bom sempre foi feito na IACA pelas anteriores Direções e demais Órgãos Sociais.  

Gostaria que a Segurança Alimentar, que está no nosso ADN, fosse mais do que um tema, mas sim uma posição assumida por todos os nossos associados e por todo o sector, tendo a IACA enquanto Associação representante do mesmo, de ser o veículo informativo junto dos consumidores, pois no final da cadeia, são estes que consomem uma grande parte do que produzimos já transformada em carne, peixe ou até na alimentação dos nossos animais de companhia.

A SORGAL, S.A. faz da qualidade e inovação dos seus produtos um dos seus principais vetores, pois quando estamos inseridos num grupo que assenta toda a sua atividade numa lógica de economia circular, sabemos que tal são condições essenciais para a criação de valor de forma sustentável.

Acreditamos na sustentabilidade do Sector, mas todos temos que caminhar nesse sentido.

E temos que o fazer pois os desafios futuros da Associação estão aí, as dificuldades também estarão, mas a vida, em si mesma, é um contínuo desafio e há que enfrentá-la com toda a coragem que permitam o sucesso desta, dada a sua grande importância para o sector, e que se pretende ainda reforçar.

Sabemos que só com confiança, esforço, motivação, atitude e trabalho de equipa, podemos fazer da IACA uma força mais participativa nos desígnios do sector e na defesa comum dos interesses da Indústria e demais atividades associadas. Uma força com voz ativa, uma força que respeite a sua missão, de criar, promover e manter serviços de interesse para o desenvolvimento da Indústria.

Neste contexto, a Direção tem a obrigação de trabalhar para tornar a indústria mais competitiva mas também mais responsável. Numa altura em que a opinião pública é inundada com informação avulso, descontextualizada e cheia de imprecisões, o papel da IACA, terá de ser também um polo de informação credível e isenta sobre a matéria.

Em suma, a IACA tem que passar a ser ativa e não reativa. E para tal conta agora com uma direção jovem, mas que acredito competente para assumir este desafio.

Mãos à obra!

António Isidoro

Diretor da IACA


Login

Autenticar Registar

Login

Username
Password *
Lembrar-me

Associe-se

Os campos assinalados com asterisco (*) são obrigatórios.
Name
Username
Password *
Verificar password *
Email *
Verificar email *

Pesquisa

Newsletter