Redução da utilização de antibióticos, uma das prioridades do setor

Este número da Alimentação Animal é dedicado a dois importantes eventos organizados pela IACA:

Os Comités de “Pré-Misturas e Minerais” e de “Nutrição” da FEFAC, reunindo em Lisboa as principais associações europeias da indústria de alimentação animal. Além da discussão dos principais problemas legislativos e operacionais do sector (resumidos na área da SPMA), tivemos também a oportunidade de organizar em colaboração com a DGAV e a FMV de Lisboa, um Workshop sobre “Soluções em Nutrição Animal Contra a Resistência aos Antimicrobianos”, refletindo a atual preocupação da luta contra a “RAM – Resistência aos AntiMicrobianos”, numa estratégia integrada de “Uma Só Saúde” em que necessariamente a produção animal está implicada e em particular, a indústria de alimentação animal.

As VII Jornadas de Alimentação Animal, que nasceram na reunião da SPMA de Março de 2018 e que tiveram inicialmente como tema a “Redução do uso de antimicrobianos em produção animal”, depois corrigido para um título mais adaptado à nossa atividade de “Estratégias para a promoção da saúde intestinal em alimentação animal”. O programa resultante das apresentações propostas procurou demonstrar que este tema complexo da “Saúde Intestinal” deverá ter i) uma abordagem multifatorial (genética, ambiente, maneio, sanidade, alimentação,…), ii) que a qualidade das matérias primas é fundamental (fatores antinutricionais, alimentos funcionais,…), iii) a formulação dos alimentos deve ser adaptada a novos objetivos (controlo dos teores de proteína ou cálcio, poder tampão dos alimentos, uso de fibras dietéticas,…) e iv) que a utilização de “novos” aditivos (ácidos orgânicos, óleos essenciais, monoglicéridos, probióticos, prebióticos, enzimas,…) passa por compreender melhor a sua funcionalidade e forma de aplicação, possivelmente numa lógica de “Novos Promotores de Crescimento”. Foi revelador que numas jornadas de “Alimentação Animal”, 6 das 8 apresentações tinham no seu título “redução do uso de antibióticos”, demonstrando o atual objetivo destes “novos” aditivos.

Como notas finais, uma enorme satisfação pela grande adesão das empresas associadas e não associadas da SPMA para participarem nas jornadas (infelizmente nem todas puderam) e para o número de participantes (com o maior número de inscrições de todas as jornadas, estando presentes quase todas as empresas da IACA).

Um agradecimento para todas as empresas da SPMA, participantes ou não participantes, a todos os patrocinadores (em particular à USSEC) e oradores, aos moderadores (Profs. Chaveiro Soares e Divanildo Monteiro) e a toda a equipa da IACA.

No próximo ano, com a acelebração dos 50 anos da IACA, a responsabilidade da organização deste evento aumenta, pelo que deixo desde já o desafio às empresas SPMA para tentarmos fazer umas grandes VIII Jornadas de Alimentação Animal.

Pedro Folque

SPMA - IACA


Login

Autenticar Registar

Login

Username
Password *
Lembrar-me

Associe-se

Os campos assinalados com asterisco (*) são obrigatórios.
Name
Username
Password *
Verificar password *
Email *
Verificar email *

Pesquisa

Newsletter