<< Voltar

Revista: Nº 102 - 2018

  • Categoria: Revista
  • Data da Revista: 2018-01-24
  • Agora também pode ver a nossa revista online!!!
    https://issuu.com/alimentacao_animal/docs/aa_102

    Indíce

    Editorial

    VI Jornadas de Alimentação Animal

    E chegámos às sextas JAA, neste projeto que começou em 2010! Parece que foi ontem que em colaboração com o dr. Fernando Anjos, desenvolvemos esta ideia de criar uma reunião anual para a indústria portuguesa de alimentação animal, envolvendo nutrição, fabrico, controlo de qualidade / segurança alimentar.

    Este ano o tema central foi dedicado às variadas “Análises e Controlos” que efetuamos na nossa profissão, tendo em conta dois planos distintos: o produtivo (controlo de fabrico e do produto final) e o legislativo (cumprimento da rotulagem e segurança alimentar), tentando responder às questões “que análises fazemos, porque e como fazemos”. Infelizmente, nem todos perceberam esta mensagem no programa das jornadas, daí algumas ausências.

    Contando com a importante colaboração de todas as empresas da recente SPMA – Secção de Pré-Misturas e Aditivos, da IACA, as JAA deram razão ao chamado Alargamento da associação, pois demonstraram que todos os operadores podem ser parceiros neste mercado.

    Apesar da data da reunião ter tido a concorrência de outros eventos (ex. Anaporc) e do número de apresentações (8) ter sido um pouco “pesado”, tivemos a maior número de participantes, sinal que os técnicos e as empresas valorizaram as jornadas e o seu programa.

    Sobre participações, não devo esquecer de realçar o apoio do sponsor USSEC, que nos tem apoiado desde a primeira jornada e este ano da Phosphea, que acreditou nesta organização. E uma palavra de agradecimento a três instituições, a DGAV – DAA, o INIAV e a UTAD, sempre dinâmicas e presentes. Registo para a presença de vários jovens participantes (empresários e técnicos), futuro desta indústria e que encontram nestas jornadas um meio de formação e de integração no sector.

    Por falar em formação, demonstrando esta necessidade que a produção animal tem de se atualizar ou adquirir conhecimentos, registe-se a forte adesão que teve o curso de “Alimentação de Suínos” iniciado e Março de 2017, uma organização conjunta da FMV de Lisboa, SCS e IACA.

    Sobre as apresentações das VI JAA temos este número da RAA, podendo os leitores relembrar ou tomar conhecimento das intervenções dos moderadores e técnicos participantes. À SPMA compete desde já começar a pensar nas próximas jornadas, tendo em conta tendências e necessidades futuras do sector.

    Para finalizar, em meu nome e da SPMA, gostariamos de deixar uma palavra de agradecimento à eng.ª Cristina de Sousa, que termina o seu mandato de presidente da IACA, pela colaboração que teve com esta secção e pela dedicação que sempre demonstrou por esta associação.

    Pedro Folque

    SPMA / IACA



Login

Autenticar Registar

Login

Username
Password *
Lembrar-me

Associe-se

Os campos assinalados com asterisco (*) são obrigatórios.
Name
Username
Password *
Verificar password *
Email *
Verificar email *

Pesquisa

Newsletter