<< Voltar

Revista: Nº 87 - 2014

  • Categoria: Revista
  • Data da Revista: 2014-05-05
  • Agora também pode ver a nossa revista online!!!
    http://issuu.com/alimentacao_animal/docs/revista_aa_87

    Indíce
    • Editorial
    • Tema de Capa
    • 25º Aniversário
    • OGM
    • Normalização
    • SFPM
    • Investigação
    • PAC
    • SFPM
    • Investigação
    • Notícias da empresas
    • Notícias

    Editorial

    «Saber que será má a obra que se não fará nunca. Pior, porém, será a que nunca se fizer. Aquela que se faz, ao menos, fica feita. Será pobre mas existe... Tanto me basta, ou me não basta, mas serve de alguma maneira...» in Livro do desassossego, Bernardo Soares, ajudante de guarda-livros na cidade de Lisboa (semi-heterónimo de Fernando Pessoa)

    A epígrafe acima transcrita é precisamente a que foi utilizada pelo Dr. Jaime Lança de Morais, diretor da Revista “Alimentação Animal” aquando do seu lançamento, em 1989, para «encontrar a abertura e impulso na empresa que agora arriscamos». Decidimos recuperá-la aqui, 25 anos passados, no sentido de renovar e reforçar a ideia de esforço, trabalho e dedicação que o setor nos merece enquanto seus representantes, bem como de fazer o balanço destas duas décadas e meia de atividade.

    Em 1989, a nossa Associação comemorava o seu 18º aniversário e, ainda utilizando as palavras do diretor de então, a época era propícia a uma «maior amplitude no diálogo e no esclarecimento» tendo a revista Alimentação Animal preenchido uma lacuna e respondido a uma necessidade premente do setor: informar e promover.

    À época, muitos foram aqueles que duvidaram do sucesso desta nossa publicação. No entanto, podemos afirmar sem reservas que a “AA” criou, a pulso, o seu espaço e transformou-se num título de referência no setor, com abordagens temáticas e reflexões transversais, que, cumprindo a sua função primordial, em muito ultrapassam as especificidades da nossa Indústria. É essa diversidade que tem conquistado novos públicos e anunciantes, essenciais para o sucesso e sustentabilidade da revista.

    No ano do lançamento da revista, o mercado dos alimentos compostos para animais era bastante mais fechado, não sofria o impacto das crises alimentares, estava menos exposto à concorrência, os custos de produção eram bastante inferiores, os preços das matérias-primas eram muito mais previsíveis, existia um maior número de animais no país e o impacto da grande distribuição era incipiente, sobretudo se comparado com os dias de hoje.

    Quando recuperamos a informação de há 25 anos verificamos que então a produção nacional anual de alimentos compostos para animais (associados da IACA) aproximava-se das 3,5 milhões de toneladas, enquanto que hoje temos uma produção global a rondar as 2,9 milhões de toneladas.

    Ainda a título de curiosidade, a IACA há 25 anos, tinha 85 associados, enquanto hoje temos 51 associados - alimentos compostos e pré misturas. É óbvio concluir que se tem registado um decréscimo de actividade com consequências na reestruturação do sector mas estamos certos que continua a dar resposta às necessidades da fileira agroalimentar e a obter o reconhecimento das instâncias nacionais e europeias.

    Como será o sector de alimentos compostos para animais daqui a 25 anos? Sem querer fazer futurismo acredito que nos próximos anos a alimentação animal continuará a evoluir, provavelmente com uma maior tendência de verticalização na fileira agroalimentar, com maior concentração e, de certeza, com um nível de exigência produtiva equiparada ao que conhecemos actualmente na alimentação humana.

    Esta vossa revista não deixará de acompanhar tal evolução e dela dar informação aos associados da IACA e demais leitores, direta ou indiretamente ligados à Fileira agropecuária.

    Cristina de Sousa



Login

Autenticar Registar

Login

Username
Password *
Lembrar-me

Associe-se

Os campos assinalados com asterisco (*) são obrigatórios.
Name
Username
Password *
Verificar password *
Email *
Verificar email *

Pesquisa

Newsletter